LaTeX - Aspectos Gerais





 LaTeX é um conjunto de macros para o processador de textos (TeX), utilizado amplamente para a produção de textos matemáticos e científicos devido à sua alta qualidade tipográfica. Entretanto, também é utilizado para produção de cartas pessoais, artigos e livros sobre assuntos muito diversos.  
 Como um conjunto de macros para o TeX, o sistema       LaTeX fornece ao usuário um conjunto de comandos de alto nível, sendo, dessa forma, mais fácil a sua utilização por pessoas nos primeiros estágios de utilização desse sistema. Possui abstrações para lidar com bibliografias, citações, formatos de páginas, referência cruzada e tudo mais que não seja relacionado ao conteúdo do documento em si.
 O objetivo do LaTeX é distanciar o autor o máximo possível da apresentação visual da informação, pois a constante preocupação com a formatação desvia o pensamento do autor do conteúdo do documento.
 Ao invés de trabalhar com idéias visuais, o usuário é encorajado a trabalhar com conceitos mais lógicos e, conseqüentemente, mais independentes da apresentação — como capítulos, seções, ênfase e tabelas, sem contudo impedir o usuário da liberdade de indicar, expressamente, declarações de formatação.
 Um exemplo simples de um documento preparado para o LaTeX:



\usepackage[brazil]{babel}
\usepackage[latin1]{inputenc}
\usepackage[T1]{fontenc}
\title{O Sistema \LaTeX} 
\begin{document}
 \maketitle
 A idéia central do \LaTeX\ é distanciar o autor o máximo possível da apresentação visual da informação. Ao invés de trabalhar com idéias visuais, o usuário é encorajado a trabalhar com conceitos mais lógicos --- e, conseqüentemente, independente da apresentação --- como capítulos, seções, ênfase e tabelas, sem contudo impedir o usuário da liberdade de indicar, expressamente, declarações de formatação. A versão mais recente é a \LaTeXe. 
% Isto é um comentário que não será processado. 
Ele serve apenas % para fazer anotações não incluídas no resultado final. Atenção % ao símbolo do comentário: porcentagem (%). 
A seguir, a fórmula das combinações como um exemplo simplório da capacidade matemática do \LaTeX: 
\begin{eqnarray} C_k^n &=& \frac{n!}{k!(n-k)!} 
\end{eqnarray} 
\end{document}


Após editar o conteúdo, o usuário deve compilar o código para gerar o documento final para impressão. O exemplo acima resulta na saída abaixo:



Exportação para Outros Formatos

Com a popularização da visualização digital de documentos, sendo o maior exemplo a utilização massiva de arquivos PDF, foi criado o pdfTeX, programa que permite converter a fonte no formato TeX para um arquivo PDF diretamente.

Embora o sitema TeX esteja focado em impressão, os arquivos desenvolvidos para o LaTeX também podem ser convertidos para outros formatos mais comuns como
HTML, utilizando para tanto programas como o Latex2html. A estrutura essencialmente lógica dos documentos desenvolvidos para o LaTeX, em formato aberto possível de ser interpretado por qualquer programa conversor, facilita o desenvolvimento de ferramentas de conversão.


Distribuição

Os documentos escritos para o LaTeX estão em texto simples, sem qualquer formatação. Nesse sentido, é possível escrever documentos para o LaTeX em qualquer editor de texto, mesmo nos mais simples graficamente, como o Vi ou o Bloco de notas. Não obstante essa facilidade de edição de arquivos LaTeX, recomenda-se a utilização de programas específicos, muitos deles sendo software livre, como o Kile. Além disso, o LaTeX funciona em diversas plataformas, existindo distribuições para muitos sistemas operacionais, a exemplo de MiKTeX, para Windows; MacTeX, para Mac OS X; e TeX Live (multiplataforma, incluindoLinux).


Fonte

 A criação de um sistema tipográfico de qualidade, evidentemente, deve possibilitar ao usuário a escolha de ao menos uma fonte que suporte as qualidades do sistema em questão. Com esse propósito, a família de fontes Computer Modern, desenvolvida pelo criador do TeX, Donald Knuth[5], se tornou o padrão do sistema.
 A impossibilidade do TeX utilizar o novo padrão de fontes, OpenType, conduziu ao desenvolvimento da ferramenta XeTeX, cuja variante para o LaTeX pode ser acessada através do XeLaTeX. Ao tempo de edição desse texto, o XeTeX está disponível para muitas plataformas, incluindo Mac OS X, Linux e Windows. Uma das distribuições mais populares para Windows, MiKTeX possui suporte a XeTeX em sua versão 2.7, disponível para o público desde dezembro de 2007. Em outro post vamos comentar mais sobre cada distribuição.

Vantagens e Desvantagem


A primeira pergunta que alguém se fará, ao se deparar com o LaTeX, é sobre a vantagem de se usá-lo, ao invés de ferramentas WYSIWYG como o OpenOffice Writer e o Microsoft Word, e muitas pessoas comparam o LaTeX com esses programas. Na verdade, o LaTeX e as ferramentas WYSIWYG possuem objetivos e base de usuários completamente distintos, não sendo prudente afirmar qual modelo seja superior. São apenas diferentes. É necessário, entretanto, mostrar as vantagens e desvantagens de se utilizar um e outro para que as pessoas saibam qual modelo as convém.

Vantagens
  • A principal vantagem, e de onde as outras tiram sua validade, é o algoritmo avançado do TeX, que permite criar documentos de aparência verdadeiramente profissional.
  • O LaTeX encoraja as pessoas a concentrar suas atenções no conteúdo e na distribuição lógica das idéias, e não na aparência, resultando em textos bem estruturados.
  • É possível utilizar o LaTeX sem efetivamente aprender muitos comandos, especialmente com a utilização conjunta de ferramentas gráficas como o LyX.
  • A edição de fórmulas matemáticas é robusta e sua apresentação, visualmente agradável.
  • Estruturas tipográficas complexas como bibliografia, tabela de conteúdo e citações estão abstraídas, podendo ser geradas facilmente e de forma consistente ao longo do documento.
  • Ambos TeX e LaTeX são programas livres, permitindo que existam versões para praticamente todo sistema operacional disponível.
  • Utilização modesta dos recursos do sistema. É possível editar e imprimir mesmo em um computador remoto, através de uma sessão SSH ou telnet. Oprocessador também não precisa trabalhar todo o tempo para criar a formatação do documento, pois a diagramação só é feita uma vez, após o término da edição.

Desvantagens
  • A principal desvantagem é que, embora a utilização de estilos prontos de documento seja fácil, a criação de novos modelos leva muito tempo, sendo que nem sempre é possível encontrar modelos de documento que estejam em conformidade com o requerido por muitas instituições.
  • A aprendizagem é mais difícil que em programas WYSIWYG, pois embora a estrutura lógica do documento seja intuitiva, os comandos do LaTeX, obviamente, não o são.